Ministro defende ação integrada no combate a organizações criminosas

11/10/2013 - 18h32

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (11), na capital paulista, que as investigações feitas pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) comprovam a audácia de uma organização criminosa que age nos presídios do estado (PCC). O MP denunciou à Justiça 175 pessoas por formação de quadrilha, tráfico de entorpecentes, crimes contra o patrimônio e contra a vida de agentes públicos.

“Eu acredito que as organizações criminosas em geral, especialmente nesse momento que nós vivemos, mostram um nível de audácia, e isso exige da parte do estado, seja do governo federal, seja do governo estadual, ações integradas para enfrentar a realidade”, disse o ministro, após participar de evento organizado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo.

Cardozo disse que o Ministério da Justiça vem combatendo esse tipo de crime. Ele destacou que, em São Paulo, a criação de uma agência de inteligência permitiu que a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Federal pudessem atuar em conjunto. Segundo ele, os resultados são positivos. Ele antecipou que o contrato da parceira, que vence em novembro, deve ser renovado.

No âmbito federal, informou, o governo trabalha no fortalecimento da vigilância das fronteiras, e no aumento da colaboração com outros países. “Temos desenvolvido ações integradas com as polícias, até no plano da erradicação de plantações. Até pouco tempo atrás, estivemos no Peru com a Operação Trapézio, para a erradicação de plantações de coca em solo peruano. Então, foi um conjunto de iniciativas para isso”, disse ele.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil