Índios fecham Avenida Paulista em defesa da Funai

02/10/2013 - 19h45

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Centenas de índios fecharam no fim da tarde de hoje (2) quatro das oito pistas da Avenida Paulista. Eles querem que a Funai (Fundação Nacional do Índio) mantenha o poder de demarcação de terras indígenas. A manifestação foi organizada pela Comissão Guarani Yvyrupa. A Polícia Militar não soube precisar o número de manifestantes.

De acordo com as lideranças indígenas, a Proposta de Emenda á Constituição (PEC) 215, que transfere aos congressistas a decisão sobre a demarcação de terras, coloca em risco os direitos das comunidades.

“A PEC 215 é uma jogada política dos ruralistas para tentar tirar o poder da Funai, e para o índio não ter mais força para demarcar. A gente precisa que a Funai continue sendo a tutora para a demarcação”, destacou Olívio Jekupe, um dos líderes dos manifestantes.

Os indígenas reivindicam do governo federal a retomada dos processos de regularização fundiária e a melhoria da situação dos indígenas. “Os indígenas estão esquecidos, nossas escolas em situação bem ruim, sem professores”, ressaltou Uricanan Silveira, índio pataxó.

O ato faz parte da Mobilização Nacional Indígena convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que ocorre em diversas cidades do país.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil