Senado aprova MP que libera recursos para a Valec e o BNDES

01/10/2013 - 20h30

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Medida Provisória 618, que trata da liberação de recursos para aumentar o capital da Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (Valec) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi aprovada hoje no Senado.

No projeto de lei no qual a MP foi convertida, foi mantida a capitalização de R$ 15 bilhões para aumentar o capital social da Valec e permitir que a empresa honre compromissos com concessionárias que irão explorar trechos de ferrovias. A MP também autoriza a União a conceder crédito ao BNDES no valor de R$ 15 bilhões.

Quando a matéria estava em análise na comissão mista, o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RR), acrescentou uma série de emendas para incluir trechos de outras MPs que não puderam ser aprovados anteriormente ou que foram negociados com o governo.

Foram incluídas, por exemplo, diversas regras para a liquidação ou renegociação de dívidas rurais, mudanças no Código Brasileiro de Telecomunicações e na promoção de praças do Exército. As novas regras para a exclusão de times de futebol da loteria Timemania também foram incluídas pelo relator nessa MP.

Como foi aprovada no Senado sem emendas, a matéria não precisará retornar à Câmara dos Deputados e segue para sanção presidencial

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil