Investimentos federais podem fechar ano com crescimento menor que gastos de custeio

27/09/2013 - 20h11

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de assegurar, nos últimos meses, que os investimentos federais fechariam o ano com crescimento maior que os gastos de custeio (manutenção da máquina pública), o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, admitiu que os gastos com obras e compra de equipamentos podem subir menos que o inicialmente previsto pelo governo. Segundo ele, os investimentos vão crescer em relação aos do ano passado, mas ainda não dá para saber a intensidade da expansão.

“Certamente, os investimentos vão aumentar mais que o PIB [Produto Interno Bruto] nominal, mas ainda precisamos ver se o crescimento será suficiente para se igualar aos gastos de custeio”, disse o secretário.

De acordo com números divulgados hoje (27) pelo Tesouro Nacional, as despesas de custeio cresceram 21,8%, em valores nominais, de janeiro a agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Os investimentos, no entanto, desaceleraram pelo quarto mês consecutivo e acumulam queda de 0,8% em 2013 (R$ 42,1 bilhões) na comparação com os oito primeiros meses de 2012 (R$ 42,5 bilhões).

Para Augustin, a queda dos investimentos é pontual e deve-se a fatores como atrasos no cronograma de obras e à greve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ele disse que os gastos com obras públicas avançaram em setembro. “Nos últimos meses do ano, os investimentos subirão bastante”, assegurou o secretário.

A diminuição dos investimentos e o aumento das despesas de custeio significam piora na qualidade dos gastos públicos. O secretário do Tesouro, no entanto, disse que a evolução dos gastos com custeio é estratégica e não está relacionada aos gastos administrativos. “O crescimento do custeio concentra-se em áreas com impacto econômico positivo, no médio e longo prazos, como a educação e a saúde”, argumentou Augustin.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil