Chuvas causam prejuízos a 30,4 mil catarinenses

26/09/2013 - 13h31

Da Agência Brasil

Brasília – Oitenta e sete municípios foram atingidos pelas chuvas em Santa Catarina, no último fim de semana. Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil 30,4 mil pessoas foram prejudicadas - desabrigados, desalojados e alagamentos - em todo o estado. O órgão recebeu 38 decretos de emergência ou calamidades.

Blumenau foi uma das cidades mais atingidas pelas cheias. O alagamento deixou 12,3 mil pessoas desabrigadas, 281 desalojadas e 3,1 mil residências afetadas por inundações. Desde o começo da semana foram divulgados dados que somam 958 estabelecimentos comerciais e 478 indústrias atingidos, além de seis postos de saúde e oito escolas também prejudicados pela chuva. Houve deslizamentos de terra, pontes e malha viária danificadas.

A situação mais crítica é na região de Rio do Sul, onde inundações bruscas do Rio Itajaí-Açu atingiram 10,04 metros. Alagamentos e outros danos deixaram 5 mil pessoas desalojadas e mais de 1 mil desabrigadas. A rodovia SC-350 foi interditada. A prefeitura decretará situação de emergência, informou a Defesa Civil.

De acordo com o meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Clóvis Corrêa, a manhã desta quinta-feira é de sol em toda a região e não há previsão de chuva para os próximos dias. O tempo continua estável em todo o estado e há uma elevação de temperatura. Na capital catarinense a temperatura chegou a 17 graus Celsius (ºC) nesta manhã. A máxima prevista para hoje é de 20ºC. Em São Joaquim, considerada a região mais fria, a mínima foi de 0,7ºC e a máxima chega, hoje, a 12ºC.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil