Uruguai se oferece para intermediar processo de paz entre Colômbia e ELN

23/09/2013 - 22h30

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Uruguai, José Mujica, conversaram hoje (23), em Nova York, sobre o possível início de um processo pelo fim do conflito armado entre o governo colombiano e o Exército da Libertação Nacional (ELN). Mujica disse que o Uruguai pode ser anfitrião de uma mesa de negociação. Os dois presidentes participam da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

“O Uruguai oferece o mesmo que tem oferecido sempre. Estamos dispostos a acompanhar a Colômbia, no que seja necessário e no que possamos servir. Nossa casa, nosso país, tem as portas abertas e, não temos problemas políticos com isso [intermediar uma negociação]”, declarou Mujica, depois de conversar com Santos.

O presidente colombiano confirmou que Mujica ofereceu o território uruguaio para um eventual diálogo com o ELN. “Com este respaldo do presidente Mujica, com a oferta de que possamos usar o Uruguai como possível sede para uma negociação com o ELN, aos diálogos podem ser facilitados, quando surgir o momento de conversar com a guerrilha”, declarou.

Tanto o governo da Colômbia, quanto o ELN, sinalizaram ter interesse em começar um diálogo de paz, do mesmo modo que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estão negociando o fim do conflito armado com o governo há 11 meses, em Havana, Cuba.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil