Ban Ki-moon faz apelo para que países promovam integração de pessoas com deficiência

23/09/2013 - 17h01

Da Agência Lusa

Nova York - O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, fez hoje (23) um apelo aos países para que promovam a integração social das pessoas com deficiência. "Muitas pessoas com deficiência vivem em situação de pobreza. Muitos sofrem de exclusão social. Muitos não têm acesso aos sistemas legais de apoio social, educação, emprego e saúde", disse Ban Ki-moon, na cerimônia que antecedeu o início da Assembleia-Geral da ONU.

Ban Ki-moon considerou a reunião um “momento histórico” para aproximadamente 15% da população mundial que têm algum tipo de deficiência. No encontro, os países-membros aprovaram a obrigatoriedade de incluir os direitos das pessoas com deficiência na próxima agenda para o desenvolvimento, que sucederá os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e deverá ser aprovada em 2015.

"Para a sociedade e o desenvolvimento incluírem as pessoas com deficiência, é preciso garantir a igualdade de acesso à educação, ao conhecimento e à informação”, destacou o cantor Stevie Wonder. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também participou da reunião.

A ONU estima que 360 milhões de pessoas tenham perda auditiva que vão do nível moderado a profundo, mas apenas 10% têm acesso a aparelhos auditivos. Cerca de 200 milhões de pessoas precisam de óculos, mas não têm acesso a eles. Além disso, apenas entre 5% e 15% dos 70 milhões de pessoas que precisam de cadeiras de rodas têm acesso a uma.

"Eu sei que, trabalhando juntos, podemos criar um mundo onde as pessoas com deficiência não tenham limites, possam trabalhar de forma livre, aproveitar a vida e contribuir com o seu talento para a sociedade", concluiu o músico americano.

O encontro antecedeu a 68ª Assembleia Geral da ONU, que começa amanhã (24) e deverá ser dominada pela questão síria.