ANS instaura regime especial de direção técnica na Unimed Paulista

23/09/2013 - 23h25

Aline Valcarenghi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instaurou hoje (23) regime especial de direção técnica na operadora Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico. A empresa continua com seu quadro de diretores, pois o diretor técnico nomeado não tem poderes de gestão na empresa

A operadora, a partir de hoje, passa a ter acompanhamento presencial de um agente nomeado pela ANS, o diretor técnico, que vai analisar as anormalidades administrativas e assistenciais que foram constatadas a partir de denúncias de consumidores, de informações colhidas pela ANS por meio de visita técnica e de fiscalização in loco, além dos dados enviados periodicamente pela operadora à agência.

Os regimes especiais são medidas administrativas aplicadas quando outras medidas mais amenas não tiveram resultados. Em geral, as operadoras estão em regime especial por terem anormalidades, outras vezes operadoras que entram em direção técnica melhoraram apenas em um aspecto ou a situação estava tão grave que mesmo a melhora não foi suficiente ou ainda, em outros casos, a operadora sozinha levaria anos para mudar o quadro sem a presença do agente.

No último dia 10 de setembro, a ANS havia instaurado regime especial de direção fiscal na Unimed Paulistana em razão de anormalidades administrativas e econômico-financeiras. Regimes especiais de direção técnica e fiscal podem existir cumulativamente em uma operadora e ambos têm duração de até 365 dias, mas a empresa pode sair antes, caso haja melhora nos indicadores medidos pela ANS.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil