Atentado em mesquita sunita no Iraque deixa pelo menos 18 mortos

20/09/2013 - 12h07

Da Agência Brasil*

Brasília - Pelo menos 18 pessoas morreram e 21 ficaram feridas na explosão de duas bombas em uma mesquita sunita no Norte do Iraque. As bombas, escondidas em aparelhos de ventilação, explodiram quando os fiéis chegavam ao local para uma cerimônia religiosa em Al Ragaa, perto de Samarra, a 110 quilômetros ao norte de Bagdá (capital iraquiana).

“Houve uma enorme explosão quando íamos começar as orações de sexta-feira”, disse um dos feridos, Zaid Abdulwahid, que foi levado para um hospital.

Mais de 4,2 mil pessoas morreram no Iraque devido à violência desde o início do ano. Os atentados a civis sunitas ou xiitas multiplicaram-se nos últimos meses, aumentando a suspeita de um regresso aos conflitos religiosos de 2006 e 2007.

Nos últimos meses, grupos ligados aos extremistas sunitas da Al Qaeda têm atacado mesquitas, mercados e estádios de futebol frequentados pela comunidade xiita. Os atentados contra sunitas também começam a se multiplicar, e a Organização das Nações Unidas (ONU) tem observado aumento dos deslocamentos forçados da população.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante