Ministro diz que governo pode fazer ajustes para próximos leilões de concessões de rodovias

18/09/2013 - 17h48

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, comemorou hoje (18) o resultado do leilão da concessão do trecho da BR-050 e disse que o governo poderá fazer ajustes para os próximos trechos.

“O caminho é esse mesmo. Podemos alterar a forma [do leilão], mas não vamos alterar o caminho. Algum ajuste deve ser feito [para o leilão dos próximos trechos rodoviários], mas o resultado de hoje mostra que estamos na direção correta”, disse o ministro depois de audiência na Câmara dos Deputados.

Hoje,  o Consórcio Planalto, composto por dez empresas, venceu a concessão do trecho da BR-050 GO/MG em leilão promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na BM&F Bovespa. A empresa propôs a menor tarifa, de R$ 0,04534 por quilômetro, representando deságio de 42,38%.

O trecho começa no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais, no município de Delta, com o estado de São Paulo. A extensão da concessão é 436,6 quilômetros, sendo que a concessionária deverá duplicar 218 quilômetros situados entre Cristalina e a divisa de Goiás e Minas Gerais.

Inicialmente, o pregão de hoje leiloaria também a concessão da BR-262 ES/MG, mas nenhuma empresa se interessou. O Ministério dos Transportes informou ontem (17) que não vai alterar o cronograma para os próximos leilões, mas pode alterar a ordem dos lotes a serem concedidos.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil