Morales espera que Brasil e Paraguai aprovem ingresso pleno da Bolívia no Mercosul

13/09/2013 - 8h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que aguarda que Brasil e Paraguai aprovem o ingresso como membro pleno do seu país no Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela). Segundo Morales, a expectativa é abrir um espaço para o debate sobre a complementação comercial e não à disputa entre os integrantes do bloco.

“Oxalá em breve esteja pronta a aprovação pelo Paraguai e Brasil para a Bolívia ser membro pleno e integrado a um comércio como é o Mercosul”, disse Morales. Segundo ele, os parlamentos da Venezuela e da Argentina aprovaram o ingresso da Bolívia.

Morales destacou que o ingresso da Bolívia no Mercosul é importante porque o país estará integrado de forma plena a um comércio de investimentos e integração regional. O Mercosul estabelece livre circulação de bens e serviços entre os países do bloco, além do estabelecimento de uma tarifa comum.

Em dezembro, a Venezuela passou a fazer parte como membro pleno do Mercosul. O processo de inclusão da Venezuela no Mercosul levou seis anos, começou em 2006 e terminou em julho. Atualmente o Equador, o Suriname e a Guiana negociam para se tornar membros plenos do bloco. As negociações estão adiantadas com o Equador, já foram feitas duas etapas de consultas informais entre especialistas do bloco e equatorianos.

O Mercosul é formado pelo Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai, pela Venezuela e pelo Paraguai. O Chile, o Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países associados. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar, segundo dados de 2012, com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população chega a 275 milhões de habitantes.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI.

Edição: Talita Cavalcante