Protesto pela memória de mortos e desaparecidos políticos é reprimido no Chile

08/09/2013 - 16h42

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Manifestantes no Chile foram reprimidos hoje (8) com gás lacrimogêneo por forças policiais, nas ruas de Santiago, a capital do país. Os participantes da marcha protestavam em homenagem às vítimas da ditadura militar chilena (1973-1990). A estimativa é que mais de 3 mil pessoas tenham morrido ou desaparecido durante o período.

No dia 5, policiais chilenos reprimiram uma manifestação estudantil destinada a cobrar mudanças no sistema educacional do país. Os protestos no Chile, principalmente relativos às cobranças por melhorias na área de ensino, têm sido frequentes.

Na semana passada, a Associação Nacional dos Magistrados do Poder Judiciário do Chile pediu perdão pela “omissão” durante a ditadura, comandada por Augusto Pinochet. Foi a primeira vez que ministros, desembargadores e juízes reconheceram suas falhas. Durante o regime militar houve cerca de 5 mil pedidos de proteção para desaparecidos ou pessoas detidas ilegalmente que foram rejeitados pelos tribunais chilenos.

Em comunicado, a associação lamenta a demora em reconhecer a omissão. "Chegou a hora de pedir perdão às vítimas, aos seus parentes e à sociedade chilena", diz o texto, acrescentando que não é possível fugir às responsabilidades dos tribunais durante a ditadura, que “desconsideraram” alguns dos direitos humanos básicos.

*Com informações da emissora pública de televisão, Telesur

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil