Instituições de ensino superior terão acesso a resultado preliminar do Enade 2012 na segunda-feira

06/09/2013 - 19h54

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As instituições de ensino superior terão acesso ao resultado preliminar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2012 na segunda-feira (9) pela internet. Elas poderão se manifestar até o dia 15 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 23 deste mês. As informações estão em portaria publicada hoje (6) no Diário Oficial da União.

As instituições terão acesso ao Conceito Enade e a informações sobre como ele foi calculado. O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. Serão divulgadas também as respostas do questionário do estudante sobre infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Em 2012, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Em todo o país, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons. A avaliação é feita a cada três anos.

Em 2013, a prova será aplicada no dia 24 de novembro. Nesta edição, será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil