Black blocs protestam no Rio contra prisão de três integrantes

06/09/2013 - 19h02

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Integrantes do grupo Black Bloc estão concentrados, neste momento, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A manifestação é contra a prisão de três administradores da página do grupo na internet. Eles foram presos na quarta-feira (4) em flagrante e hoje (6) tiveram a prisão preventiva decretada pela 27ª Vara Criminal de Justiça. Com isso, ficarão presos até o julgamento. Os três foram presos e indiciados pela Polícia Civil pelos crimes de formação de quadrilha armada e incitação à violência.

Por causa da manifestação desta tarde, o policiamento na área do TJRJ foi reforçado e dezenas de policiais militares acompanham o protesto. Os black blocs abriram uma grande faixa em frente ao prédio, pedindo o direito constitucional de livre manifestação. Com exceção de uma manifestante, que usa uma máscara de carnaval, todos estão com os rostos descobertos.

Há pouco, os manifestantes tentaram entrar no fórum por uma das portas laterais, mas foram impedidos pela segurança do TJRJ e por policiais militares (PMs). A segurança do tribunal e os PMs tentaram fechar uma porta de ferro do prédio, mas foram impedidos pelos ativistas.

Neste momento, teve início um tumulto com os manifestantes jogando ovos nos policiais e seguranças, além de objetos como placas de sinalização e cestas de lixo. Pelo menos, um manifestanta ficou ferido na confusão. Ele está com uma fratura exposta na mão.

Os manifestantes bloquearam a Avenida Antônio Carlos, uma principais vias da região central do Rio.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil