Papa diz sentir saudade do Brasil e apela por orações pela paz na Síria

04/09/2013 - 13h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O papa Francisco, disse hoje (4) em sua primeira Audiência Geral (quando recebe fiéis em grandes grupos) no Vaticano que estava com saudade do Brasil, lembrando que esteve no país há dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante o encontro ele apelou aos fiés que rezem no próximo sábado (7) pela paz na Síria. As orações ocorrem no momento em que os Estados Unidos ameaçam uma intervenção armada na Síria, em uma crise que dura mais de dois anos.

Francisco disse que considerou um “presente de Deus” sua passagem pelo Brasil. “[Foi] importante para a história da Igreja no Brasil e na América Latina”, disse o papa, referindo-se aos brasileiros como “brava gente”. Ele agradeceu a generosidade das famílias e das paróquias brasileiras que receberam os peregrinos.

Segundo o papa, os jovens que estavam no Rio se transformaram em notícias porque são unidos pela fé e não por atos violentos, como as manifestações de rua registradas no país. Na saudação aos peregrinos, ele ressaltou que dia 7 será de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro.

A crise na Síria foi deflagrada em março de 2011, quando setores de oposição e do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, entraram em confrontos armados. Dados de organizações não governamentais revelam que mais de 100 mil pessoas foram mortas. Recentemente, houve denúncias de uso de armas químicas contra civis, matando pelo menos mil pessoas.

*Com informações do site da Rádio Vaticano

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil