Intenção dos paulistanos em contratar financiamentos cresce em agosto

02/09/2013 - 12h01

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A intenção do paulistano de buscar financiamentos cresceu 2,2 pontos percentuais em agosto, segundo estudo divulgado hoje (2) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (Prie) mostra que o número de interessados em contrair crédito atingiu 13,4% no último mês. Em julho, o percentual ficou em 11,2%.

Para os economistas da federação, apesar do leve acréscimo no indicador, o aumento do volume de aplicações em poupança mostra a tendência, nos últimos meses, de uma postura mais conservadora. A média de pessoas com algum tipo de aplicação passou de 39,2% em julho para 41,1% em agosto.

A poupança continua sendo a principal aplicação dos paulistanos, representando 75,7% dos entrevistados. A renda fixa aparece em seguida com 14,4%. Previdência privada é escolhida como forma de aplicação por 4,2% dos paulistanos. A maioria dos entrevistados (85,3%) disse que não planeja fazer financiamento nos próximos três meses.

Os dados que compõem a Prie são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais feitas na cidade de São Paulo.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil