CCJ do Senado aprova nome de Janot para procurador-geral

29/08/2013 - 14h38

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Por 22 votos a favor e 2 votos contrários, o nome do jurista Rodrigo Janot Monteiro de Barros foi aprovado hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A nomeação de Janot para procurador-geral da República depende agora da aprovação do plenário.

A expectativa é que a aprovação do nome de Rodrigo Janot no plenário do Senado ocorra apenas na próxima semana, com quórum garantido. Os senadores aprovaram urgência na tramitação, pois o cargo está vago desde o dia 15 de julho, quando Roberto Gurgel, deixou a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR), após quatro anos de mandato.

Em pouco mais de três horas de sabatina, Janot respondeu a questões sobre diversos temas, como a Ação Penal 470, o processo do mensalão, por exemplo. “Não tem que ter prioridade porque o sujeito é bonito ou feio, isso não passa no figurino do [Ministério Público] MP. Tem que definir a autoria e comparar os fatos com o arquétipo legal”, explicou.

Com um discurso pautado na defesa do diálogo e da transparência, Janot recomendou mais negociações entre as autoridades brasileiras e profissionais de saúde, ao se referir à polêmica envolvendo o Programa Mais Médicos. Para ele, o diálogo e a ampliação das relações institucionais fazem parte também da receita para que o MP amplie resultados.

O jurista mineiro de 56 anos é especialista em direito comercial e foi secretário de Direito Econômico no Ministério da Justiça em 1994. No Ministério Público Federal (MPF), Janot ingressou em 1984, ocupando o cargo de subprocurador em 2003.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil