Protesto agrário na Colômbia ganha adesão nas cidades

28/08/2013 - 22h04

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – O Protesto Nacional Agrário na Colômbia completou hoje (28) nove dias. Apesar de o governo ter aberto uma mesa de negociação com os manifestantes, os bloqueios de rodovias continuam e têm ganhado apoio dos moradores das cidades. O centro e o sul da capital Bogotá foram tomados por manifestações na tarde de hoje causando congestionamentos e interrupção de rotas.

Amanhã (29), ocorrerá uma grande marcha de estudantes, professores, sindicatos de trabalhadores e profissionais de saúde em Bogotá, em apoio ao protesto dos camponeses que pedem melhores condições de vida. Embora governo e manifestantes estejam negociando, desde a última terça-feira (26), os líderes do movimento decidiram manter o protesto até que seja fechado um acordo.

Diante da maior concentração na capital, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas de todas as escolas da rede pública, decisão que também foi seguida pelas escolas particulares.

O protesto tem apoio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que neste momento negocia a paz com o governo do país em Havana (Cuba).

A adesão urbana ao movimento se deve, em parte, ao abuso de violência cometido por alguns policiais ao tentar conter os bloqueios nas rodovias. Segundo o movimento, uma pessoa morreu devido a agressão de um policial. O governo do país prometeu abrir um processo para investigar as denúncias de violência contra os manifestantes, mas pediu que não ocorra mais vandalismo.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil