Famílias de sem-teto ocupam terreno do governo federal em São Paulo

24/08/2013 - 13h06

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Cerca de 100 famílias se juntaram na manhã de hoje (24) a uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em um um terreno do governo federal, na zona sul da cidade, que começou na noite de ontem. Segundo o MTST, quase 500 família participam da ocupação. Segundo nota do movimento, a área tem mais de 10 mil metros quadrados e estava abandonada há mais de 15 anos. Ela está situada na Rua Silveira Sampaio, no bairro de Paraisópolis.

“Queremos abrir negociação com as três esferas de governo para que esse terreno seja transformado em moradias por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida”, justificou Guilherme Boulos, um dos coordenadores do MTST. Ele informou que o número de famílias cadastradas chega a 1,2 mil. De acordo com ele, são pessoas que vivem em casas alugadas no mesmo bairro da ocupação. O terreno, conforme salientou, faz divisa com mansões do bairro do Morumbi.

Ainda segundo Guilherme, o movimento foi provocado pela demora nas ações de combate à falta de moradias no país. Na avaliação dele, o déficit habitacional, calculado em cerca de 6,5 milhões pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é subestimado. Só o número de inscrições por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, disse, chegou a 17 milhões de unidades quando foi aberto em 2009.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil