Irmandade Muçulmana convoca para hoje Sexta-Feira dos Mártires

23/08/2013 - 8h14

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A organização Irmandade Muçulmana, que apoia o presidente deposto do Egito Mohamed Mursi, recomendou hoje (23) aos egípcios que saiam às ruas. A entidade definiu o dia como Sexta-Feira dos Mártires e a convocação para que a população participe dos atos gera o temor de uma nova onda de violência. Na semana passada, em três dias, confrontos entre manifestantes e forças de segurança provocaram pelo menos 750 mortos. A Irmandade Muçulmana diz que o número de mortos é superior.

Os integrantes da organização também pediram aos seus seguidores que continuem a campanha de desobediência, lançada esta semana. Desde a destituição de Mursi, em 3 de julho, o Egito é governado interinamente por Adly Mansour, indicado pelas Forças Armadas, que controlam o país.

A convocação aos egípcios ocorre um dia depois de o ex-presidente Hosni Mubarak, deposto em 2011, ser transferido da penitenciária para prisão domiciliar em um hospital militar por ter expirado o prazo de detenção preventiva.

No último dia 16, manifestações de apoio a Mursi levaram a uma onda de ataques a quartéis da polícia e igrejas no país. Os protestos foram violentamente reprimidos pelas forças de segurança. Desde o dia 14, a polícia expulsou de forma violenta e sangrenta os acampamentos dos simpatizantes do presidente deposto nas praças Rabaa Al Adawiya e Al Nahda, no Cairo.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto