Manifestantes que pedem melhorias no transporte público de São Paulo voltam para a Praça da Sé

14/08/2013 - 19h55

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Depois de percorrerem as ruas do centro de São Paulo, manifestantes que protestam pela melhoria do transporte público e contra o desvio de recursos destinados a obras no metrô paulistano e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) retornaram à Praça da Sé. Na marcha, eles passaram pelo Vale do Anhangabaú, Largo São Francisco, pela Praça da Sé, Rua Boa Vista e Rua São Bento.

Lojistas fecharam as portas quando participantes da mobilização percorreram a Rua São Bento. Enquanto os manifestantes se concentram na Praça da Sé, uma comissão formada por seis pessoas participa de reunião na Secretaria de Transporte Metropolitano, ligada ao governo estadual.

No momento, alguns participantes do protesto ato ocupam a Escadaria da Catedral da Sé. Eles seguram uma fecha preta com a frase “Chega de sufoco, fora máfia dos transportes”. Outro grupo está concentrado na Praça da Sé, onde uma catraca de ônibus foi queimada. No fim da tarde, eles já haviam ateado fogo em outra catraca e em um boneco simbolizando os empresários suspeitos de ganhar dinheiro com um cartel no setor de transportes.

Depois que os manifestantes chegaram à Praça da Sé, um deles se ajoelhou e, usando um megafone, gritou várias frases que foram repetidas pelos demais. Entre elas, “Não podemos permitir que o dinheiro do transporte público vá para o bolso dos empresários” e “Enquanto o transporte for controlado por políticos e empresários, ele será privado”.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil