Justiça do Rio decreta prisão preventiva de 16 acusados de tráfico na Rocinha

13/08/2013 - 19h21

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A 35ª Vara Criminal da Justiça do Rio decretou a prisão preventiva de 16 acusados de participação no tráfico de drogas da comunidade da Rocinha, além dos crimes de associação para o tráfico, formação de quadrilha e concurso material. A decisão, divulgada hoje (13) pelo Tribunal de Justiça do estado, foi proferida no último dia 9, quase um mês depois da deflagração da operação policial Paz Armada, que prendeu suspeitos de movimentar o tráfico de entorpecentes na Rocinha, mesmo depois da instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade.

De acordo com o texto da decisão, “restou caracterizado, por meio de farto substrato investigatório, que contou com a diligente atuação do delegado responsável pela investigação, a presença dos requisitos indispensáveis à cautela prisional”. O texto destaca que a prisão cautelar deve ser decretada em função dos indícios da participação dos acusados nos fatos descritos na denúncia, bem como “pela necessidade de se resguardar a futura instrução criminal e a ordem pública”. 

A operação policial deflagrada em julho e que resultou na decisão judicial constatou que depois da instalação da UPP, os pontos de venda de drogas na Rocinha passaram a atuar de forma mais itinerante, sem locais fixos. No entanto, segundo a polícia, os pontos ainda são guardados por homens armados com pistolas e fuzis e o fato de criminosos atuarem de forma organizada e armada em meio a policiais militares provoca confrontos armados.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil