Coreia do Norte dá garantias para reabertura de complexo industrial conjunto

07/08/2013 - 12h46

Da Agência Brasil

Brasília - A Coreia do Norte apresentou hoje (7) à Coreia do Sul uma série de garantias para a reabertura do complexo industrial conjunto de Kaesong, fechado por Pyongyang (capital norte-coreana) em abril, em momento de grande tensão entre os dois países.

De acordo com a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA, as empresas sul-coreanas terão total acesso ao parque industrial, situado no Sudoeste da Coreia do Norte, anunciou a Comissão para a Reunificação Pacífica, agência encarregada das relações entre os dois vizinhos. Pyongyang comprometeu-se também a garantir a presença dos trabalhadores norte-coreanos e a segurança dos sul-coreanos.

Na manhã de hoje, cerca de 500 sul-coreanos, incluindo vários empresários presentes em Kaesong, fizeram manifestações perto da fronteira com a Coreia do Norte para exigir o reinício da atividade do complexo industrial.

Seul anunciou também o pagamento de 188 milhões de euros em indenizações às 123 empresas sul-coreanas instaladas em Kaesong, a 10 quilômetros da fronteira. “Os pagamentos vão começar a ser feitos na quinta-feira (8)”, disse o porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, Kim Hyung-suk.

O parque industrial é crucial para a economia norte-coreana por ser uma fonte de divisas estrangeiras. No local, trabalham 53 mil norte-coreanos.

Kaesong foi fechado unilateralmente em abril, após semanas de forte tensão na península, desencadeada por ameaças de um teste nuclear norte-coreano e o reforço das sanções internacionais contra o regime comunista.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto