Morre o jornalista e membro da ABL Luiz Paulo Horta

03/08/2013 - 18h12

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta morreu na madrugada de hoje (3) vítima de infarto fulminante, informou a Academia Brasileira de Letras (ABL). Horta morreu em sua casa, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele era o sétimo ocupante da Cadeira 23 da ABL. A entidade decretou luto de três dias.

O corpo está sendo velado na Sala dos Poetas Românticos, na sede da ABL. O enterro está marcado para amanhã (4), às 11h, no Cemitério João Batista. Antes do sepultamento, ainda na ABL, às 8h30, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, vai celebrar missa de corpo presente.

Horta foi eleito para a academia em agosto de 2008, na sucessão da vaga de Zélia Gattai. O acadêmico e jornalista faria 70 anos no próximo dia 21. A Sessão de Saudade será na próxima quinta-feira (8). Após a solenidade, a Cadeira 23 será declarada vaga.

Na academia, era o responsável pela produção e apresentação da série Música de Câmara na ABL. Sua última participação ocorreu na última quinta-feira passada (1º) com o concerto Música & Poesia, com Carol Murta Ribeiro (piano) e Helder Parente (declamação).

Em nota, a presidenta da ABL, Ana Maria Machado, lamentou a morte do acadêmico. “Nas variadas facetas de suas múltiplas atividades intelectuais, Luiz Paulo Horta sempre manteve integridade moral e profundo respeito a um conjunto de valores éticos, cada vez mais raros.”

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil