Mantega: Paulo Nogueira equivocou-se ao negar apoio ao FMI

01/08/2013 - 13h51

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, manifestou hoje (1º) apoio ao plano de socorro à Grécia. Em conversa por telefone com a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, Mantega disse que o diretor executivo do FMI, Paulo Nogueira Batista Jr., que representa o Brasil e outros dez países da América Latina e do Caribe naquele órgão, equivocou-se em negar apoio ao FMI sem autorização do ministério.

Nesta semana, onze países da América Latina se recusaram a apoiar a decisão do FMI, de manter o financiamento à Grécia, citando riscos de calote. Por meio de nota publicada ontem (31), o representante brasileiro revelou que a abstenção dos países foi justificada da seguinte forma: “Os recentes desenvolvimentos da Grécia confirmam alguns de nossos piores temores”.

Batista Jr. destacou ainda que a “implementação (das medidas de recuperação) tem sido insatisfatória em quase todas as áreas; estimativas de crescimento e da sustentabilidade da dívida continuam excessivamente otimistas."

Segundo a assessoria do Ministério da Fazenda, o voto “foi feito sem consulta e sem autorização de Mantega”. Paulo Nogueira Batista Jr. foi chamado ao Brasil pelo ministro para dar explicações sobre o ocorrido.

Na última segunda-feira, o fundo aprovou a liberação de US$ 1,7 bilhão como parte de um programa de restruturação econômica que inclui também aportes da União Europeia e do Banco Central Europeu — em conjunto, eles compõem a chamada Troika. O novo crédito eleva para US$ 37,6 bilhões o total de empréstimos do FMI ao país.

 

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil