Mutirão no Distrito Federal ajuda catador de lixo a tirar documentos

30/07/2013 - 14h22

Da Agência Brasil

Brasília – Catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal já podem participar do mutirão para a inclusão social e econômica no lixão da [cidade] Estrutural. A ação começou às 9h de hoje (30) e vai até quinta-feira (1º). No local, o trabalhador pode retirar a segunda via da Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento para maiores de 12 anos, Cadastro da Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Também estarão disponíveis para consultas profissionais especializados em direito de família. Com eles, os moradores da Estrutural poderão realizar consultas como casamento, divórcio e o procedimento sobre a nova Lei de Adoção. Além disso, as pessoas, quando for o caso, serão encaminhadas a órgãos públicos especializados no assunto. O mutirão servirá, ainda, para promover ações de saúde como checar a pressão arterial e a glicemia, além de tirar dúvidas como o acesso ao auxílio-doença e ao auxílio-maternidade.

De acordo com a Associação de Catadores de Material Reciclável, cerca de 2 mil trabalhadores atuam no local. Para o subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, Walisson Perônico, o objetivo da ação do governo é “atender aos catadores e oferecer cidadania”.

A primeira edição aconteceu em junho deste ano, também na Estrutural, e resultou na entrega de 78 carteiras de Trabalho e 50 CPFs, além de 110 carteiras de identidade. Segundo Perônico, o resultado foi positivo, por isso houve a necessidade de fazer de novo. “Vimos que eles não tinham documentação e a procura foi grande. Eles querem documentos porque hoje eles são catadores de materiais recicláveis mas, amanhã, eles vão querer outra profissão”.

A catadora Maria da Luz Nogueira, 43 anos, trabalha no Lixão da Estrutural há mais de 12 anos e aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas e previdenciários. Elina Alves Pereira, 48 anos, trabalha no lixão há mais de 15 anos e foi acompanhar o filho na retirada de segunda via da identidade. “Ele perdeu o documento trabalhando aqui no lixão, então a gente veio aproveitar esta oportunidade porque é uma chance de tirar a carteira sem pagar. Aqui tem muita gente sem condições de tirar o documento”.

O mutirão é uma parceria entre as Secretarias de Justiça; de Saúde; e a de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. Também estão envolvidos com o evento a Administração Regional da Cidade Estrutural, a Polícia Civil, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Defensoria Pública do Distrito Federal, a Defensoria Pública da União, entre outros.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil