Ministério distribui kits para fortalecer Defesa Civil em cidades com maior risco de desastres

29/07/2013 - 20h10

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Integração Nacional iniciou a distribuição de kits para a Defesa Civil de vários municípios nos últimos dias. Nesta segunda-feira (29), a entrega foi feita nas cidades de Dom Pedrito, Estrela, Igrejinha e São Lourenço do Sul, todas no Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, os kits servem para fortalecer a Defesa Civil nessas localidades.

“Entendemos que era preciso reforçar o Sistema Nacional de Defesa Civil. Então, fizemos um mapa de risco do país, com base em um histórico de 20 anos. Elencamos os municípios com maior risco de deslizamento, enchentes, enxurradas, secas, além dos que tiveram mais óbitos em virtude dessas ocorrências. Os kits vão fortalecer a Defesa Civil nessas cidades”. União da Vitória (PR) e Capitão Leônidas Marques (PR); Barras (PI), Campo Maior (PI) e Esperantina (PI); e Branquinha (AL), Murici (AL) e União dos Palmares (AL) já receberam o apoio.

Cada kit será composto por um veículo de tração 4 x 4, dois aparelhos de GPS, duas máquinas fotográficas digitais, um tablet, um computador, um estabilizador, uma impressora multifuncional, um aparelho de fax, quatro rádios transmissores, oito coletes de identificação, oito capas de chuva e duas trenas. As 100 cidades com maior risco devem receber os itens. Cada kit custará, aproximadamente, R$ 115 mil. Segundo a assessoria do ministério, a ação é parte de uma série de iniciativas. Entre elas, capacitações para agentes de Defesa Civil, visando ao melhor preparo em casos de desastres naturais.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil