Chefe da Política Externa da União Europeia reúne-se com ElBaradei

29/07/2013 - 14h05

Da Agência Xinhua

Cairo – O vice-presidente para Assuntos Internacionais do Egito, Mohamed ElBaradei, reuniu-se hoje (29) com a chefe da Política Externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, para discutir meios de acabar com a atual crise política no país, segundo comunicado presidencial.

Durante a reunião,  ElBaradei disse que qualquer solução deve ser atingida respeitando-se o Estado de Direito e as instituições estatais sem ameaça à segurança do país.

Catherine Ashton também se encontrou hoje com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Nabil Fahmi, para discutir os últimos acontecimentos no país. Fahmi enfatizou a importância de uma “reconciliação nacional” entre as forças políticas do país. Catherine Ashton destacou a necessidade de um amplo processo de transição que abarque todas as forças políticas, incluindo a Irmandade Muçulmana.

A chefe da Política Externa da UE chegou ao Cairo, capital do Egito, no domingo à noite, em sua segunda visita em menos de duas semanas após a deposição do presidente Mohamed Mursi no último dia 3.

Ela visita o país um dia depois dos violentos confrontos em que pelo menos 80 pessoas morreram e cerca de 800 ficaram feridas em embates entre os manifestantes pró-Mursi e as forças do governo.

Catherine Ashton também deve ter encontros com o presidente interino, Adly Mansour, com o ministro da Defesa, general Abdel Fatah Al Sisi, e com representantes de diferentes forças políticas, incluindo a Irmandade Muçulmana.