Para um mundo melhor, papa pede a sacerdotes que reforcem evangelização de jovens

27/07/2013 - 11h28

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O papa Francisco pediu hoje (27) aos bispos, sacerdotes e religiosos que participam da Santa Missa, na Catedral do Rio, que trabalhem para reforçar a fé e a evangelização dos jovens para a construção de um mundo mais fraterno. "Queremos anunciar o evangelho para os jovens ", disse o papa durante a homilia.

O pontífice pediu aos presentes que atendam ao chamado de Deus e cuidem dos mais pobres e marginalizados das periferias. "Devemos estar muito orgulhosos de nossa vocação que nos dá oportunidade de seguir o Cristo", destacou. 

Na pregação, ele lembrou Madre Teresa de Calcutá. Ele chamou a atenção ainda para um recado da madre de que é preciso buscar os mais pobres. "Devemos ir a eles com alegria", disse.

O santo padre voltou a se referir à necessidade de os seguidores da Igreja levar a mensagem de Cristo para as ruas. “Não podemos ficar enclausurados na paróquia, nas nossas comunidades, quando há tanta gente esperando o Evangelho. Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher, mas de sair pela porta fora para procurar e encontrar."

O papa destacou a necessidade de promover a cultura do encontro e criticou o que chamou de "cultura do descartável". “Temos de ser servidores da comunhão e da cultura do encontro. Permitam-me dizer: deveríamos ser quase obsessivos neste aspecto", disse. “Não há lugar para o idoso, nem para o filho indesejado; não há tempo para se deter com o pobre caído à margem da estrada. Às vezes parece que, para alguns, as relações humanas sejam regidas por dois “dogmas” modernos: eficiência e pragmatismo”, Completou.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 14h48 para acréscimo de informação.

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil