Novo aeroporto privado é autorizado a operar e cobrar tarifas em São Paulo

25/07/2013 - 21h28

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – A primeira outorga a um aeroporto privado autorizado a cobrar tarifas foi assinada hoje (25) na capital paulista. O terminal, que ficará em Parelheiros, zonal sul da cidade, operará voos da aviação executiva e de táxi aéreo. A possibilidade de exploração comercial de aeroportos privados foi aberta em decreto presidencial assinado em dezembro do ano passado. Anteriormente, aeroportos privados podiam receber apenas aviões particulares. O aeródromo, da empresa Harpia Logística S.A., terá pista de 1,8 mil metros e, segundo os empreendedores, será capaz de operar até 240 mil pousos e decolagens por ano.

Segundo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que empreendimentos como este são necessários e que mais dois serão autorizados em São Paulo nos próximos 15 dias. As outorgas são uma forma de aumentar a capacidade do setor, disse o ministro. “No Rio de Janeiro, também já existem várias inciativas de grupos privados de empreendimentos dessa natureza”, informou

De acordo com o ministro, o objetivo das outorgas e concessões de terminais públicos é trazer empresas com experiência para o setor para aumentar a qualidade dos serviços. “É trazer operadores aeroportuários que tenham capacidade, experiência, para mudar a cultura da operação aeroportuária e garantir ao passageiro tratamento adequado, segurança, preço qualidade e conforto”, explicou Moreira Franco. Ele informou que o governo está investindo cerca R$ 17 bilhões em melhorias de terminais, o que inclui intervenções em 270 aeroportos regionais.

O empresário André Skaf, um dos sócios do terminal de Parelheiros, espera que, após a concessão de todas as licenças municipais e estaduais, as obras sejam finalizadas em até 15 meses e a inauguração ocorra em 2015. “Na licença ambiental, que é a licença do estado, já evoluímos bastante, porque fizemos o pedido há um ano e pouco”, disse Skaf sobre o andamento do processo. Para ele, o projeto, que ficará ao lado do Rodoanel, tem tudo para avançar rapidamente.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou que está sendo preparada a concessão onerosa de cinco aeroportos estaduais e  que espera apenas a autorização da Secretaria de Aviação Civil. Alckmin destacou que o investimento privado é a melhor forma de garantir agilidade nas obras de infraestrutura. “Estamos com os mesmos aeroportos há décadas, e o modal que mais cresce é a aerovia”, disse.

Edição: Nádia Franco

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil