Brasil presta solidariedade à Espanha por acidente com trem

25/07/2013 - 14h00

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo do Brasil lamentou hoje (25) o acidente com o trem que descarrilou, na região de Santiago de Compostela, na Espanha. Em nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, o governo brasileiro se disse solidário com o povo e o governo da Espanha.

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, do acidente de trem nos arredores de Santiago de Compostela, na noite do dia 24 de julho [ontem], que causou a morte de pelo menos [80] pessoas e ferimentos em mais de 100 pessoas. O governo brasileiro transmite sua solidariedade e suas condolências aos familiares das vítimas, bem como ao povo e ao Governo da Espanha", diz o texto.

O descarrilamento do trem ocorreu ontem à noite, por volta das 20h30 (horário local de Madri), a 3 quilômetros da Estação de Santiago de Compostela (Galícia, Espanha), pelo menos 80 pessoas morreram e 143 ficaram feridas. Há pelo menos 20 feridos em estado grave. O trem fazia a rota entre Madrid e Ferrol com 218 passageiros. O trem tinha saído da Estação de Chamartin Madrid, às 15h.

Ainda não há explicação definitiva sobre as causas do acidente. Segundo noticiado pelo canal espanhol, um dos maquinistas admitiu à polícia que o trem estava em velocidade de 190 quilômetros por hora (km/h) em uma curva que admite velocidade máxima de 80 km/h.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil