PM paulista indicia 14 policiais por crimes em ação paralela de desocupação do Pinheirinho

24/07/2013 - 22h13

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Corregedoria da Polícia Militar indiciou 14 policiais militares acusados de agressão, tortura e abuso sexual contra moradores de São José de Campos (SP). Os crimes foram cometidos em janeiro do ano passado, quando os policiais foram chamados para reforçar o patrulhamento na cidade durante a desocupação de milhares de famílias que viviam em uma área na cidade conhecida como Pinheirinho. Segundo a Polícia Militar, os crimes ocorreram em ações paralelas à desocupação.

Entre os indiciados está um policial do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) de São José dos Campos, acusado de prevaricação (quando um funcionário público deixa de cumprir a função). Ele atendeu a um chamado, pelo telefone 190, de uma das vítimas e não deu a devida atenção ao caso. Dois policiais, entre eles um tenente e um sargento, foram indiciados por abuso sexual.

O inquérito foi aberto pela Corregedoria da Polícia Militar em janeiro deste ano. Desde então, os policiais suspeitos pelo crime foram afastados de suas funções. O inquérito foi entregue hoje (24) à Justiça Militar, mas também pode caminhar na Justiça Civil, dependendo da conduta e dos crimes.

Segundo a Corregedoria, os indícios de crimes envolvendo os 14 policiais são fortes. Caso sejam considerados culpados, os policiais envolvidos poderão ser expulsos da corporação. Já o tenente pode perder a patente e ser demitido.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil