Onze mil moradores de rua foram levados para abrigos na noite mais fria do ano em São Paulo

24/07/2013 - 14h34

Da Agência Brasil

São Paulo – Onze mil moradores de rua foram levados para abrigos da prefeitura na madrugada de hoje (24), segundo informação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O encaminhamento é solicitado pela Defesa Civil sempre que as temperaturas estão abaixo de 13 graus Celsius (°C). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi o que ocorreu na madrugada, quando os termômetros marcaram 5,2°C.

É a temperatura mais baixa desde 2001, quando a mínima ficou em 5,6ºC. A mais baixa foi registrada pelo instituto em julho de 1994, com mínima de 0,8ºC.

Devido ao frio nos últimos dias na capital paulista, a prefeitura de São Paulo criou 3 mil vagas provisórias em abrigos para moradores de rua. Com isso, o número de vagas passou de 9 mil (fixas e disponíveis diariamente) para 12 mil. Em nota, a secretaria disse que os abrigados recebem gratuitamente café da manhã, jantar e roupa de cama para uso no local, além de utensílios para higiene pessoal. O mesmo número de moradores de rua é aguardado pelos abrigos na madrugada de amanhã (25).

A baixa temperatura registrada na última noite irá se intensificar na próxima madrugada. De acordo com o Inmet, a noite terá 4°C. Porém, a previsão para o decorrer da semana é aumento gradativo da temperatura durante a tarde: 10°C hoje, 12°C amanhã (25), e 15ºC na sexta-feira (26). Para o fim de semana, a expectativa é que a temperatura chegue aos 23ºC e faça sol em toda a cidade.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil