Sob chuva e frio, peregrinos aguardam missa na Praia de Copacabana

23/07/2013 - 17h02

Paulo Virgilio e Vinicius Lisboa
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A chuva fina e os ventos trazidos pela frente fria que começou a se intensificar hoje (23) na cidade não desanimaram os milhares de fiéis que aguardam na Praia de Copacabana o início da missa oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Por volta das 15h, o sistema de som do imenso palco montado no Leme foi ligado, passando a tocar uma seleção musical dos gêneros eletrônico e pop/rock.

Neste momento, os termômetros marcam 19 graus na Praia de Copacabana. Vários grupos de peregrinos, entre jovens e adultos, circulam no calçadão e também na areia da praia, muitos vestindo capas para se proteger do frio e da chuva fina.

Desde a manhã, os fiéis circulam pelo bairro, geralmente em grupos identificados pelas bandeiras de seus países e pelas camisetas e mochilas com os símbolos da jornada. Grandes filas se formaram na hora do almoço nos restaurantes e lanchonetes do bairro.

Muitos jovens preferiram se abastecer nos supermercados, comprando alimentos e bebidas para enfrentar a longa espera até as 18h, quando terá início a missa, a ser celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

O papa Francisco não participará da cerimônia, pois passa a terça-feira descansando na Casa Assunção, residência oficial da Arquidiocese do Rio, no Sumaré, bairro da zona norte da cidade.

Edição: Nádia Franco

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil