Infraestrutura de telefonia móvel é reforçada para Jornada Mundial da Juventude

22/07/2013 - 20h15

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As operadoras telefonia celular reforçaram suas infraestruturas para atender à demanda da Jornada Mundial da Juventude, que começa amanhã (23) e vai até domingo (28), no Rio de Janeiro. Ao todo foram instaladas cerca de 50 novas antenas, inclusive de quarta geração (4G), além de sistema de conexão sem fio (wi-fi) e do reforço nas redes de fibra ótica para escoamento do tráfego.

Na Praia de Copacabana, onde estão previstos vários eventos, a infraestrutura recebeu reforço com antenas temporárias e instalação de novos pontos de conexão wi-fi. A estrutura montada se assemelha ao reforço na rede feito pelas prestadoras por ocasião das festas de réveillon, que também concentram um grande número de pessoas.

No Campus Fidei (Campo da Fé), em Guaratiba, onde o papa Francisco participa de eventos nos dias 27 e 28, teve de ser construída uma infraestrutura nova de telecomunicações, já que no local, por ser desabitado, não existia rede de telefonia móvel. Foram instaladas 18 antenas e dez miniestações rádio-base temporárias, com serviços 2G, 3G e 4G, além de pontos de acesso wi-fi. Também foi ampliada a capacidade da rede móvel de Guaratiba, do Recreio dos Bandeirantes, de Santa Cruz e de Sepetiba.

Também houve reforço na infraestrutura na Quinta da Boa Vista, local do Festival da Juventude, e para atendimento aos centros de imprensa no Forte de Copacabana e em Guaratiba. O Palácio Episcopal Morro do Sumaré, onde o papa ficará hospedado, recebeu novas antenas, inclusive com cobertura indoor. Em Aparecida (SP), a infraestrutura também foi reforçada com a instalação de quatro novas antenas temporárias, especialmente na área do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil