Obama homenageia Mandela destacando seu exemplo de coragem e humildade

18/07/2013 - 9h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, homenageou o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela pelo aniversário de 95 anos. Obama disse que o sul-africano é “o exemplo extraordinário de coragem, de gentileza e de humildade”. A exemplo de Mandela, Obama foi o primeiro presidente negro de seu país.

Obama esteve no mês passado, quando Mandela foi hospitalizado, na África do Sul. Na visita ao país, ele foi à cela em que o ex-presidente ficou preso na Ilha Robben, na Cidade do Cabo. Apontado como herói nacional da luta contra o apartheid (regime de segregação racial), Mandela liderou um processo de transição pacífico para a democracia baseada na reconciliação nacional.

Há um mês e meio, Mandela está hospitalizado devido a uma infecção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão. A última informação é que ele apresenta “melhora gradual”. Mas anteriormente, o estado de saúde do líder era avaliado como grave, mas estável.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil