Mandela está melhor de saúde, diz o governo da África do Sul

18/07/2013 - 9h35

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em comunicado, a Presidência da República da África do Sul informou hoje (18) que o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela apresenta “melhora gradual”. Madiba, apelido do líder que significa conciliador, comemora nesta quinta-feira 95 anos.
"Madiba ainda está no hospital, em Pretória, mas os médicos confirmaram que a sua saúde está cada vez melhor", diz o texto oficial.

O texto completo sobre a saúde de Mandela pode ser acessado na página do governo sul-africano.

"Em nome do governo e de todas as pessoas da África do Sul, queremos que Madiba complete 95 anos com alegrias. Estamos orgulhosos de celebrar esse ícone internacional e desejamos melhoras. Pedimos a todos que apoiem Madiba com seu eterno amor e compaixão”, diz a nota.

Hospitalizado há um mês e meio, Mandela sofre de uma infecção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão. Herói da luta contra o apartheid (regime de segregação racial), ele liderou o processo de transição para a democracia baseada na reconciliação nacional.

Nascido em 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela foi eleito em 1994 como o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de 27 anos de combate ao regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil