Estoques estratégicos vão agilizar assistência às vítimas de desastres

17/07/2013 - 23h26

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro de Oliveira, assinaram hoje (17) contrato para a criação de estoques estratégicos de assistência humanitária. Serão adquiridos kits com itens de limpeza e higiene pessoal, alimentos, água mineral e dormitórios, com capacidade para até cinco pessoas.

O material ficará em centros de distribuição em Manaus, Porto Alegre, no Rio de Janeiro, Recife e em Brasília. Assim, cada região do país contará com um centro para agilizar o atendimento às pessoas atingidas por desastres.

Viana destacou a importância de contar com centros de apoio próximos às vítimas. “Os implementos que a gente adota nas primeiras 48 horas do desastre, como alimentos, remédios e kits de higiene, dependendo das circunstâncias, a gente poderia levar até dez dias para entregar. Em dez dias as pessoas já estão fora da emergência. Com este novo modelo de distribuição, dependendo do lugar, nós podemos enviar em até 24 horas”.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil