Índia prepara indenização a parentes de 6 mil desaparecidos e mortos em enchentes

15/07/2013 - 11h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As enchentes na Índia provocaram aproximadamente 6 mil vítimas entre mortos e desaparecidos, no Norte do país, segundo dados oficiais. O porta-voz do estado de Uttarakhand, Vijay Bahuguna, disse que há 5.748 pessoas consideradas oficialmente desaparecidas. O governo vai indenizar os parentes, partindo do pressuposto que as pessoas estão mortas. Por enquanto, foram confirmados mil mortos, entre adultos e crianças.

O secretário do Interior de Uttarakhand, Om Prakash, disse que os parentes receberão cerca de 500 mil rupias (aproximadamente 8 mil euros) por vítima. O porta-voz do governo, Bahuguna, disse que o estado de Uttarakhand vai arcar com as indenizações referentes às vítimas que moravam na região. Segundo ele, os demais estados devem tomar medidas semelhantes.

Desde junho o Norte do país sofre com a chuva e as enchentes, que provocam inundações, deslizamento de terras e estragos nos edifícios. Há desaparecidos em 18 estados da Índia, pois muitos eram peregrinos que visitavam Uttarakhand, onde estão alguns lugares sagrados do hinduísmo e onde nasce o Rio Ganges.

Mais de 100 mil pessoas foram resgatadas pelo Exército, em uma das maiores operações de emergência já registradas na Índia. O local é de difícil acesso e bastante montanhoso.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Denise Griesinger