Comandante das Forças Armadas do Egito diz que militares agiram seguindo desejo do povo

15/07/2013 - 7h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Defesa e comandante das Forças Armadas do Egito, general Abdel Fatah Al Sisi, ressaltou hoje (15) que os militares não têm ambições políticas e que a divisão do país provocou a intervenção política. Segundo ele, o governo de Mouhamed Mursi foi deposto, no começo deste mês, porque o “povo pediu”. 

No último dia 3, os militares anunciaram a destituição do presidente Mouhamed Mursi do poder, além da prisão dele e de seus principais aliados. As Forças Armadas passaram a comandar o governo e, interinamente, assumiu o poder o presidente da Suprema Corte, Adly Mansur.

O ministro egípcio disse que as Forças Armadas propuseram a Mursi a convocação de um referendo sobre a sua permanência no poder, antes de o deporem em 3 de julho. Porém, o então presidente rejeitou a sugestão. “[A rejeição de Mursi e a falta de consenso] obrigaram as Forças Armadas a intervir no processo político”, disse ele.

O comandante das Forças Armadas acrescentou que os militares foram fiéis a Mursi. “O Exército se  manteve fiel ao respeito da legitimidade das eleições, apesar de essa legitimidade ter começado a perturbar suas próprias bases”, disse Al Sisi. “Apenas o povo pode conceder ou retirar essa legitimidade”, completou.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante