Empresas farão recall em cadeiras de bebê para carros e em motocicletas

12/07/2013 - 15h49

Agência Brasil

Brasília – As empresas de produtos de criança Burigotto S/A Indústria e Comércio e a Tramontina Delta S/A, terão que fazer um recall em fechos do cinto de segurança de berços e cadeiras de bebês utilizadas em automóveis e cadeiras plásticas, respectivamente. No caso das cadeiras para crianças, o recall será feito nos modelos Neonato, Peg-Pérego, Tri-Fix K e Navetta, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013, informou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.

No caso da Tramontina, o recall será realizado em cadeiras plásticas IMBE BR, fabricadas entre 03 a 05 de novembro de 2011. A empresa comunicou que as cadeiras fabricadas nesse período correm o risco de quebrar, ocasionando a queda do usuário, com risco de lesões. De acordo com a empresa, a campanha abrange três mil unidades do produto, com numeração, conforme selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre 44490305 e 44523324.

A Burigotto informou que a campanha abrange 5.122 produtos colocados no mercado de consumo. Em nota oficial, a empresa comunicou que a Sabelt S.P.A, “empresa líder no setor de segurança infantil”, detectou erro de fabricação de alguns cintos de segurança das cadeiras de bebê que pode ocasionar problemas “na eficiência da retenção do sistema de trava dos fechos, com consequente risco em caso de acidente”.

Segundo a fabricante não foi registrado, até o momento, qualquer notificação de acidente. No entanto, a Burigotto e a Peg-Pérego iniciaram uma campanha nacional de controle e verificação em itens como o Berço Neonato portátil para automóveis (Grupo 0), e Peg-Pérego-Navetta XL, berço portátil para automóvel (Grupo 0). Também está incluída no recall a cadeira de bebê Peg-Pérego Trifix K (Grupo 0+).

Além dos berços e cadeiras de bebês utilizados em automóveis, haverá, ainda, recall de motocicletas fabricadas pela Triumph Motorcycles Brasil Ltda. A Senacon informou que as motocicletas dos modelos Tiger 800 XC, fabricadas em 2012 e 2013, e Speed Triple, ano 2013, passarão pela revisão.

A campanha começará em 15 de julho de 2013 e abrange 199 motocicletas, com numeração de chassi entre os intervalos 534107 a 567413, para motocicletas Tiger 800 XC; e 552417 a 567389, para motocicletas Speed Triple. Segundo o Ministério da Justiça, a empresa Triumph Motorcycles informou que “devido a um problema de qualidade no material de fabricação das hastes dos indicadores (setas) da motocicleta, há a possibilidade de ocasionar a ruptura destas hastes”.

Mais informações, de acordo com a nota do Ministério da Justiça, devem ser obtidas nas empresas Triumph Motorcycles Brazil Ltda, por meio do telefone 0800 727 2025, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas ou pelo e-mail sac.triumph@europ-assistance.com.br. A Burigotto S/A Indústria e Comércio colocou a disposição do consumidor para maiores esclarecimentos o telefone 0800 770 2298, o site www.burigotto.com.br. A Tramontina Delta S/A atenderá o cliente pelo telefone (81) 3454-8800, das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira ou pelo site www.tramontina.com.br.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil