Governo federal anuncia reuniões periódicas com prefeitos

11/07/2013 - 16h20

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff definiu a criação de um canal de diálogo com prefeitos para ouvir e dar respostas às demandas municipais. A decisão foi tomada hoje (11) em reunião entre Dilma Rousseff, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. A previsão é que o governo estabeleça uma agenda para três a quatro encontros anuais.

A ministra Ideli Salvatti destacou que a intenção é manter uma negociação permanente com os prefeitos e reafirmar o compromisso de parceria do governo federal com as administrações municipais. “Reafirmamos os compromissos da presidenta Dilma e do seu governo de ir ao encontro das necessidades da população brasileira, que são, na sua grande maioria, atendidas pelos municípios”, disse.

A medida foi bem recebida pela CNM. O presidente Paulo Ziulkoski explicou que os encontros serão com um grupo reduzido, ao contrário do que ocorre anualmente na Marcha dos Prefeitos.

“O mais importante é que essa relação que se estabelece agora vai distensionar, vai flexibilizar e isso vai permitir que os próprios prefeitos tenham uma concepção melhor e um encaminhamento melhor. Não vamos ter a ilusão de que vamos resolver tudo em um ano ou dois, mas vamos tentar encaminhar questões objetivas”, disse Ziulkoski.

A decisão de se reunir periodicamente com prefeitos veio um dia após a participação de Dilma na 16° Marcha dos Prefeitos, quando ela ouviu pedidos dos prefeitos para que se pronunciasse sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) durante discurso e, ao não fazê-lo, enfrentou um misto de vaias e aplausos ao encerrar o pronunciamento. Um dos itens da pauta do encontro era a reivindicação de aumento entre 1% e 2% no FPM.

No discurso, a presidenta anunciou aos prefeitos R$ 3 bilhões para custeio de serviços públicos. Mais tarde, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, detalhou à imprensa que o repasse emergencial de R$ 3 bilhões aos municípios corresponde a 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Desde o início da onda de manifestações nas ruas do país, a presidenta tem recebido grupos e representantes de movimentos sociais para discutir as demandas apresentadas durante as manifestações. Dilma já esteve com representantes de índios, de entidades ligadas à juventude, direitos homossexuais e entidades do campo.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil