Primeiro leilão de energia da EPE deste ano tem 68 projetos cadastrados

10/07/2013 - 17h15

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Sessenta e oito projetos se inscreveram na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, para participar do primeiro leilão de energia A-5, marcado para o dia 29 de agosto. O A-5 é uma modalidade de leilão que contrata a energia que começará a ser produzida em cinco anos.

De acordo com informação da EPE, do total de empreendimentos cadastrados, 30 são usinas termelétricas a biomassa, das quais 13 estão localizadas em São Paulo. Vinte são pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 12 são usinas hidrelétricas. As termelétricas a carvão totalizam quatro, enquanto as térmicas a gás natural somam apenas dois projetos. 

A capacidade instalada dos 68 empreendimentos inscritos atinge 7.552 megawatts (MW) de energia. Em termos de geração, a maior oferta no leilão é apresentada pelo Rio Grande do Sul (1.488 MW).

A EPE avalia que, entre as 12 usinas hidrelétricas cadastradas, apenas uma (a de Sinop, em Mato Grosso, com 400 MW de potência instalada) deverá entrar neste primeiro leilão, porque tem a licença ambiental prévia exigida no processo de habilitação técnica. As demais, que ainda não obtiveram a licença, poderão ser incluídas no segundo leilão de energia A-5, programado para 13 de dezembro deste ano. 

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil