Na Turquia, parque que motivou protestos é reaberto no mês do Ramadã

09/07/2013 - 8h30

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Parque Gezi de Istambul, onde ocorreram os protestos dos últimos meses na Turquia, foi reaberto na madrugada de hoje (9). A polícia que cercava o local, nos últimos dias, dispersou os manifestantes usando jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo. Uma pessoa ficou ferida e 35 foram detidas. O parque foi fechado em 15 de junho e, na ocasião, as autoridades informaram sobre a construção na área de um centro comercial, o que desencadeou as manifestações.

Como hoje começa o Ramadã – momento de jejum, de renovação da fé, da prática da caridade e dos valores da vida familiar – o governo turco pretende colocar no parque mesas para celebrar o fim do período ao anoitecer.

A iniciativa do governo é um gesto para cativar os religiosos, segundo especialistas, em oposição aos movimentos laicos que criticam o primeiro-ministro turco, Recep Tayriq Erdogan. Um grupo aliado dos manifestantes, os muçulmanos anticapitalistas, anunciou que formará um cordão humano também para celebrar o momento do fim do jejum.

Os protestos na Turquia, que se prolongam desde maio, causaram quatro mortos (três manifestantes e um policial), além de 8 mil feridos. Houve reações internacionais e cobranças ao governo pelo fim da violência e dos embates entre manifestantes e forças policiais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante