Presidente da Venezuela nomeia ex-ministro da Defesa embaixador no Brasil

08/07/2013 - 7h58

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, designou como novo embaixador do país no Brasil, o ex-ministro da Defesa Diego Molero. A decisão foi anunciada na rede social Twitter. Molero é almirante e substituirá Maximilien Sánchez Arbeláiz, de 40 anos, que está no cargo desde 2010.

Em substituição a Molero no Ministério da Defesa ficará a almirante Carmen Meléndez. É a primeira vez que uma mulher ocupa a pasta na Venezuela. Molero foi nomeado ministro pelo então presidente Hugo Chávez, que morreu em março deste ano.

No mês passado, Maduro designou Sánchez Arveláiz como comissário presidencial para Assuntos Internacionais – cargo que equivale a um assessor especial para a área. Na ocasião, a assessoria de Sánchez Arveláiz informou à Agência Brasil que ele acumularia a função com a de embaixador da Venezuela no Brasil.

No cargo há quase três anos, Sánchez Arveláiz exerceu, durante a campanha eleitoral de Maduro, assessoria na área internacional. O diplomata era apontado como um dos nomes de confiança do presidente Hugo Chávez e também do seu sucessor. Ele estudou na França e no Reino Unido.

Sánchez Arveláiz foi alvo de críticas de parlamentares do PSDB, PPS e Democratas no Senado e na Câmara, em fevereiro, pois participou dos protestos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) pelas condenações dos envolvidos na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Na ocasião, o diplomata venezuelano disse que “faz parte das atribuições do representante estrangeiro em um país conhecer os acontecimentos políticos” do local onde está. Disse também que estava determinado a participar de atos para os quais fosse convidado.

Edição: Graça Adjuto