ElBaradei exige inquérito sobre violência que causou 42 mortes apenas hoje

08/07/2013 - 11h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Prêmio Nobel da Paz de 2005, Mohamed ElBaradei, um dos principais opositores do presidente deposto Mouhamed Mursi, exigiu a abertura de um “inquérito” sobre os atos de violência que causaram, pelo menos, 42 mortos na manhã de hoje (8), no Cairo, capital do Egito. ElBaredei lembrou que as mortes ocorreram entre simpatizantes de Mursi e os defensores do atual governo, em frente à sede da Guarda Republicana.

“A violência gera violência e deve ser condenada com firmeza. Uma investigação independente se impõe. A transição pacífica é a única via”, disse ElBaradei. Desde a destituição de Mursi, na semana passada, uma série de protestos ocorre no Egito envolvendo partidários do governo deposto e do atual.

A Frente de Salvação Nacional (FSN), uma coligação de partidos de esquerda, também condenou a violência e insistiu na necessidade de uma investigação transparente.“As conclusões devem ser acessíveis ao grande público”, disse a FSN.

A Irmandade Muçulmana informou que houve tiros por parte de militares do Exército e da polícia durante a oração da madrugada. Os militares do Exército asseguraram ter replicado um ataque de terroristas contra o prédio da Guarda Republicana.

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil