Moreira Franco vai receber questionamentos de licitação para aeroportos regionais

05/07/2013 - 19h28

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, disse hoje (4) que aguardará, até a próxima quinta-feira (11), questionamentos sobre a licitação lançada nesta semana  pelo Banco do Brasil para  formular o gerenciamento de aeroportos regionais.

Durante almoço com o ministro, o presidente da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (Abce), Mauro Viegas Filho disse que a licitação “era uma maneira equivocada de contratar serviços de inteligência” e outros itens. “Trata-se de um pregão, com 50% para técnica e 50% para preço, sem qualificação clara”, disse, criticando o desfavorecimento da “técnica”.

O ministro ficou de analisar os questionamentos da ABCE, que tem até quinta-feira para encaminhar um documento à Secretaria de Aviação Civil. “Se as sugestões tiverem razão e mérito, vamos fazer as modificações necessárias”, disse Moreira Franco, em entrevista à imprensa, após o evento.

Sobre novas concessões de aeroportos, Moreira Franco voltou a explicar que as próximas licitações deverão exigir mais experiência dos concorrentes. “Aprendemos [com as licitações anteriores] que é necessário colocar uma exigência maior de experiência com operação aeroportuária. Colocou-se um número muito baixo [antes]”, disse o ministro. Segundo ele, várias empresas já demonstraram interesse.

De acordo com Moreira Franco, a experiência exigida para participação nas licitações será a de atuação em terminais que atendem a pelo menos 35 milhões de passageiros, já que a projeção de atendimento no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, que será licitado em outubro, é  70 milhões. 

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil