Exposição no metrô carioca destaca atuação da ONU em diversas áreas

02/07/2013 - 16h21

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A cada dia, cerca de 100 mil pessoas passam pela Estação Siqueira Campos, em Copacabana, na zona sul do Rio, uma das mais movimentadas do metrô carioca. Além de moradores e trabalhadores no bairro, são usuários da estação milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, já que Copacabana concentra grande parte da rede hoteleira da cidade.

Até o dia 31 deste mês, esse público poderá conhecer um pouco mais do trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) em todo o mundo. A exposição A ONU Faz a Diferença explica em dez painéis, totens e fotos, a atuação da organização em áreas como manutenção da paz, luta contra a pobreza e a fome, saúde materna, educação, mudanças climáticas e direitos humanos.

É a primeira vez que a ONU faz uma exposição em uma estação do metrô no Brasil. No ano passado, também em parceria com a concessionária Metrô Rio, o Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) já tinha usado as estações para divulgar a campanha “O futuro que nós queremos”, concebida para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

“A nossa ideia foi aproveitar o fato de que em julho a cidade recebe um grande número de visitantes, principalmente este ano, por causa da Jornada Mundial da Juventude”, conta a chefe de comunicação do Unic Rio, Valéria Schilling, responsável pela mostra. Os painéis e cartazes têm textos em português e inglês.

Segundo Valéria, o difícil foi escolher o que seria mostrado na exposição. “Não tivemos a intenção de abranger todos os organismos da ONU, porque são mais de 30 agências, e isso exigiria uma exposição bem maior. Selecionamos as ações que achamos que seriam mais interessantes para o público em geral”, diz. “Também levamos em conta que o usuário do metrô passa rápido pela estação e não [tem] muito tempo para se deter em uma exposição”, acrescenta.

A exposição A ONU Faz a Diferença foi montada nos corredores entre os dois acessos da estação, o da Rua Siqueira Campos e o da Rua Figueiredo de Magalhães. O horário de visitação é o mesmo de funcionamento do metrô: de segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite, e domingo, das 7h às 23h.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil