Buscas por trabalhadores desaparecidos em acidente no Rio Piracicaba continuam

02/07/2013 - 17h19

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
 

São Paulo – O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã de hoje (2), as buscas por dois trabalhadores que desapareceram ontem (1º) em um acidente na obra de construção de uma ponte no anel viário de Piracicaba (SP), na altura da SP-147. Três operários morreram no acidente, ocorrido após o rompimento de uma coluna de sustentação da ponte, que provocou a queda de vigas.

Na hora do acidente, dez trabalhadores caíram no rio. Cinco foram resgatados com vida e encaminhados para hospitais da região. Três dos feridos já tiveram alta e dois permanecem internados para exames.

A obra, de responsabilidade da concessionária Rodovias do Tietê, foi embargada e paralisada pelo Ministério do Trabalho e Emprego até que os problemas de segurança sejam resolvidos. O ministério está fazendo um levantamento sobre o número de acidentes ocorridos em obras sob responsabilidade da empresa. Este foi o segundo acidente na obra da ponte do anel viário de Piracicaba – em maio, dois funcionários ficaram feridos após o rompimento de um cabo de sustentação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, trabalham nas buscas 19 pessoas – quatro mergulhadores, em dois barcos, e 15 homens em barcos e em terra. Até por volta do meio-dia de hoje, os corpos dos três operários mortos permaneciam sob a estrutura da ponte. Os bombeiros estudam como retirá-los de lá.

Em entrevista à Agência Brasil, o superintendente regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, Luiz Antônio de Medeiros, anunciou uma apuração rigorosa sobre as causas do acidente. “O acidente foi muito grave. E isso nunca é uma fatalidade. Geralmente, ou é falha de engenharia, ou é falha de fiscalização, ou é displicência da empresa. O que queremos é uma apuração rigorosa.”

Medeiros informou que, se forem constatadas falhas da empresa, ela sofrerá sanções, podendo, inclusive, ser inabilitada e perder concessões. Não é o primeiro acidente com essa empresa. "No curto prazo, ocorreram dois acidentes graves. Vou ver de que forma podemos fazer uma devassa na empresa, em suas condições de trabalho e de engenharia”, disse ele.

Em nota, a concessionária Rodovias do Tietê lamentou o acidente, considerando-o “uma fatalidade”. A concessionária informou que  aguardará os laudos da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho sobre as causas do acidente.

De acordo com a concessionária, a ponte sobre o Rio Piracicaba faz parte do projeto do contorno da cidade, obra prevista no contrato de concessão da empresa. A ponte terá 242 metros de extensão, com pista dupla e 12 metros de largura. Os trabalhos tiveram início em 2011 e a entrega da obra estava prevista para este ano. O curso foi estimado em R$ 79 milhões.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil