Governo da Colômbia e Farc se reúnem para nova etapa de negociações em busca da paz

30/06/2013 - 19h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Os negociadores do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se reúnem amanhã (1º), no Palácio de Convenções, em Havana, Cuba, para mais uma etapa das reuniões em busca de um acordo de paz na região. Em discussão, a participação política dos integrantes da guerrilha na Colômbia. Há mais de meio século integrantes do governo e das Farc se enfrentam no país.

Em maio, os negociadores concluíram as discussões sobre reforma agrária e a questão das terras. Para as Farc, uma das propostas é a consolidação de uma Assembleia Nacional Constituinte para referendar possíveis acordos firmados com o governo.

Em fevereiro, as Farc apresentaram uma relação com oito pontos que devem ser debatidos. Os guerrilheiros defendem a discussão sobre o ordenamento social e ambiental, o uso das terras, a sustentabilidade, a produção agrícola e de alimentos, a criação dos assentamentos rurais, o uso dos recursos naturais, a exploração de minérios e o cultivo lícito de maconha.

A previsão do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, é que as negociações sejam concluídas até dezembro. Os governos de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega atuam como mediadores nas negociações.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay // Edição: Juliana Andrade